Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Protocolo incentiva cultura de sorgo em Sergipe

Governo, Embrapa, bancos e criadores de aves assinaram acordo.

Redação AI 30/11/2004 – Protocolo de Intenções assinado nesta segunda, dia 29, em Aracaju, Sergipe, irá estimular o desenvolvimento da cultura do sorgo no Estado a partir de 2005. O documento, assinado por bancos, associações e governo de Sergipe, tem por objetivo garantir assistência técnica, pesquisa e crédito rural para a cultura de sorgo.

O protocolo integrará ações da Secretaria da Agricultura, do Abastecimento e da Irrigação (SAGRI) do Estado, do Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (DEAGRO), do Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco do Estado de Sergipe (BANESE), além da Associação Sergipana de Avicultores (ASDA) e da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Os agentes financeiros (BB, BNB e BANESE) vão analisar o cadastro dos mutuários, efetuar o estudo das propostas apresentadas e liberar os recursos de acordo com sua disponibilidade orçamentária. A SAGRI, por meio da DEAGRO, vai adquirir e distribuir as sementes para os produtores interessados na exploração do sorgo, além de prestar assistência técnica aos empreendimentos financiados e divulgar as linhas de crédito disponíveis. Também contralará o trânsito de aves e produtos com a finalidade de impedir a entrada de doenças no Estado e disseminação de enfermidades entre os municípios. A ASDA irá adquirir sorgo em lugar do milho para alimentar aves.

Já a Embrapa Tabuleiros Costeiros se comprometerá a disponibilizar pessoal especializado para a execução de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento da cultura do sorgo em Sergipe, elaborando comunicados técnicos e folders sobre o assunto e disponibilizando a estrutura física da Unidade para a realização de cursos de capacitação.

O protocolo, que estabelece ainda outras obrigações para as instituições parceiras e vai vigorar até 31/12/2005, abrange os municípios sergipanos zoneados pelo Ministério da Agricultura, considerados com aptidão de solo e clima para o Sorgo.