Na última sexta-feira (5), os ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e da Fazenda publicaram uma portaria que concede autorização para aquisição de até 50 mil toneladas de milho, seja a granel ou ensacado, além de R$ 105 milhões. Essa iniciativa visa atender ao Programa de Venda em Balcão (ProVB), que é operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Gustavo Firmo, Coordenador-Geral de Cereais do Departamento de Comercialização e Abastecimento, da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, destaca que, apesar de existirem 340 mil toneladas de milho nos estoques públicos, a Conab terá a flexibilidade de adquirir mais 50 mil toneladas quando houver insuficiência desse produto para atender a uma região específica e o custo de remoção for considerado elevado.
Firmo ressalta que, em 2023, o ProVB comercializou 66 mil toneladas de milho a mais de 8,6 mil pequenos agricultores em 21 estados brasileiros. Para o ano de 2024, a portaria disponibiliza até R$ 105 milhões para equalização de preços na venda do milho, valor estimado como suficiente para a comercialização de 133 mil toneladas, conforme projeções da Conab.
O ProVB tem como objetivo facilitar o acesso dos pequenos produtores aos estoques públicos de milho em grãos, permitindo a venda direta nos armazéns da Conab para uso na ração animal, a preços alinhados com os praticados no mercado atacadista local.
- 23ª edição da AveSui já tem data marcada. Acompanhe nas redes sociais e no site!