Da Redação 25/11/2003 – 05h00 – A próxima safra de grãos deve enfrentar sérios problemas de escoamento por causa da falta de investimentos em infra-estrutura e logística. A afirmação foi feita ontem pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, em palestra no 5 Congresso de Agribusiness.
Segundo ele, os investimentos previstos na ampliação do Porto de Paranaguá, por exemplo, não serão suficientes para atender ao crescimento de cerca de 5% no volume da safra, que deve chegar a 128 milhões de toneladas de grãos.
O ministério está preparando um mapa para identificar onde ficam os gargalos e os principais obstáculos ao crescimento agrícola no país. O levantamento será encaminhado ao Ministério dos Transportes.
Além disso, segundo Rodrigues, já está em andamento o programa que deverá dar a alguns armazéns o status de depósitos alfandegados, o que facilitará a liberação de exportações.
Ministro brinca com Pratini de Moraes
“Ainda assim vamos precisar da participação de investimentos privados para evitar problemas mais sérios na próxima safra”, comentou.
O ministro disse que “era feliz e não sabia” ao comentar a responsabilidade do governo na construção de infra-estrutura. “Em todos os anos anteriores, eu vim aqui para fazer palestras e aproveitei a oportunidade para criticar o governo. Hoje vejo que o que exigia levaria quatro mandato”, disse, em tom de brincadeira, dirigindo-se ao ex-ministro Pratini de Moraes. “A Embrapa tem feito muito pelo desenvolvimento agrícola nos últimos anos, mas agora precisa de ajuda”, afirmou.