Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Regulamentação para minerais

<p>Governo deve definir marco regulatório para minerais empregados na agricultura, como potássio, fósforo e gás.</p>

O governo vai definir um marco regulatório para minerais empregados na agricultura, principalmente, potássio, fósforo e gás. O objetivo é ter uma política específica para essa área. A declaração é do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, que participou, ontem (16/11), da 44ª reunião da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, em Brasília. Stephanes disse, ainda, que a expectativa do governo é ter, no período 2011/2012, um novo conjunto de políticas de crédito para a agricultura.

Na reunião, a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) apresentou dados sobre o mercado de fertilizantes. A entrega do produto ao consumidor final, de janeiro a setembro deste ano, foi de 16,1 milhões de toneladas. O número é 11,3% inferior ao registrado no mesmo período de 2008. O destaque é o estado de Mato Grosso, que alcançou o primeiro lugar, com 2,8 milhões de toneladas, seguido do Paraná, 2,5 milhões de toneladas, e São Paulo, 2,1 milhões de toneladas.

Nos nove primeiros meses de 2009, a produção nacional de fertilizantes foi de 6,1 milhões de toneladas e as importações de 7,8 milhões de toneladas. “No ano passado, importamos 13,7 milhões de toneladas. Essa redução de 43% está relacionada à preferência dos produtores pela compra interna de pequenos lotes de fertilizantes”, informou o presidente da Câmara Temática, Cristiano Walter Simon.

Em relação ao mercado de defensivos, as vendas registraram R$ 8,4 bilhões, de janeiro a setembro, contra R$ 8,3 bilhões no mesmo período de 2008. No segmento de herbicidas houve crescimento do milho safrinha, café, arroz de sequeiro e fumo e, no de inseticidas soja, algodão e milho safrinha.