Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Reunião conjunta

Câmara Setoriais de aves, suínos, milho e sorgo propõe ações para aumentar produtividade do milho.

Ações permanentes para aumentar a produtividade do milho foram apresentadas pela Embrapa Milho e Sorgo na reunião conjunta das câmaras setoriais de Aves e Suínos e de Milho e Sorgo,  nesta terça-feira (26), em Porto Alegre/RS. O projeto é baseado em análises do grupo trabalho que estuda o cenário atual do cultura do produto no Brasil.

Além do aumento da produtividade, a campanha está focada nas boas práticas de cultivo visando a racionalização do uso de insumos. A iniciativa teve apoio do setor produtivo e da indústria, que iniciarão as análises para avaliar os aportes ao projeto.

A necessidade de aumentar a produtividade vem da demanda crescente para a exportação de milho como produto e matéria-prima para ração de suínos e aves.

As ações envolvem cursos sobre tecnologia para ampliar a produção e capacitação de médios produtores, voltados para a agricultura familiar. O projeto será implantando em cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Bahia, Piauí e Ceará.

A ideia de racionalizar o emprego de insumos reduz o custo de produção e influi na sua qualidade, além de contribuir para a saúde do produtor e agregar valor ao produto final. “É possível reduzir o uso de insumos e continuar a produzir no mesmo patamar”, afirmou Jason Duarte, pesquisador em economia agrícola da Embrapa, que apresentou um retrato da situação do milho no Brasil, durante a reunião.