Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Rio Grande do Sul intensifica controle da ferrugem

<p>De acordo com Signor, o Mapa/RS está finalizando os convites às entidades, instituições governamentais, federações, indústrias e universidades ligadas ao agronegócio no Estado.</p>

Redação (20/04/07) – A proposta do Ministério é coordenar e disponibilizar ações de combate à doença, atualmente realizadas por diferentes instituições. "A doença está avançando com rapidez e isso nos preocupa. Não há mais como combatê-la isoladamente", afirma Francisco Signor.    

Segundo o Sistema de Alerta da Embrapa Soja, até ontem (18-04), o RS estava em quarto lugar no Brasil em registros de ocorrências de ferrugem, com 425 casos em 418 em lavouras comerciais na safra 2006/07. No país, até agora, somam-se 2.980 casos da doença, que impede a formação dos grãos e reduz a produtividade.

Para o técnico da Emater, Claudio Doro, é preciso montar estratégias para evitar a disseminação na próxima safra. "O comitê será importante para levar informações às regiões que ainda não sabem diagnosticar a doença". Para ele, mais do que as perdas físicas, há o impacto econômico. "Muitas lavouras precisam de até três aplicações de produtos para combater o fungo, elevando os custos de produção e diminuindo a lucratividade", explica.