Da Redação 17/03/2004 – 05h00 – O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, reconheceu ontem, no 15O Fórum Nacional da Soja, realizado no parque de exposições da Cotrijal, em Não-Me-Toque, que a estiagem no Sul do país, o excesso de chuva e a ferrugem asiática em outros estados reduzirão a produção de grãos, estimada neste ano em 130 milhões de toneladas. “Ainda não é possível quantificarmos as perdas. A Conab deve apresentar, até o final do mês, um levantamento. O que se fala é que a produção da soja, estimada em 60 milhões de toneladas, ficaria em 54 milhões. Mas deveremos produzir mais do que os 120 milhões de toneladas da safra passada.”
Rodrigues adiantou que em maio deverá ser divulgado o plano agrícola e pecuário 2004/2005. Para o ministro, o seguro rural facilitará o crédito agrícola. “Os produtores poderão investir mais em tecnologia de irrigação, o que afastará parte das perdas por estiagem.” Sobre os transgênicos, ele acredita que em 40 dias o país terá uma lei regulamentando em definitivo a biossegurança. “A Expodireto, no ano passado, estabeleceu uma grande força em busca da liberação do plantio de sementes geneticamente modificadas”, completou.
Para o secretário estadual da Agricultura, Odacir Klein, o fórum foi o principal passo na legitimidade da transgenia. O presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto, lembrou outras conquistas. “O PD e a globalização da economia também foram destaque.” O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, ressaltou as ações que colaboram no crescimento do agronegócio