Segundo maior produtor de soja da América do Sul depois do Brasil, a Argentina deve produzir 57 milhões de toneladas da commodity na temporada 2014/15, que está prestes a começar. A informação parte do adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) instalado no país vizinho. A projeção considera uma área plantada de 21 milhões de hectares, 1 milhão acima do estimado pelo órgão em seu último relatório de oferta e demanda, divulgado no início do mês passado.
Se confirmado, o volume será 5% superior ao registrado no ano passado, quando os argentinos retiraram do campo 54 milhões de toneladas, uma marca que vinha sendo perseguida há mais de cinco anos. O resultado foi obtido com uma área plantada de 19,8 milhões de hectares, 400 mil acima do ciclo anterior.
As sementes da oleaginosa ganham o solo argentino ao mesmo tempo em que o Rio Grande do Sul dá a largada com o plantio do ciclo. Neste momento, o clima segue seco na Argentina, com altas temperaturas e chuvas abaixo da média. O acúmulo previsto pela meteorologia para a próxima semana é de 20 milímetros para a região centro-norte do país vizinho.