Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Safra de soja

<p>Produtores de soja de MG estão finalizando o plantio da safra. O tempo tem ajudado e a expectativa é de uma boa produtividade.</p>

Produtores de soja de Minas Gerais estão finalizando o plantio da safra. O tempo tem ajudado e a expectativa é de uma boa produtividade.

Nos 800 hectares reservados para a soja na propriedade em Presidente Olegário, no noroeste de Minas Gerais, mais da metade já foi semeada. As nuvens escuras, que levam a chuva constante, fazem o trabalho ir mais devagar. Mas isso não é motivo de preocupação.

“Com a boa umidade esperamos obter uma boa produtividade no final do plantio, da colheita”, disse Sandro Pereira Silva, gerente de fazenda.

O plantio da soja em Minas Gerais já está quase no fim. O período de chuva, que chegou mais cedo, ajudou a antecipar o plantio e também contribuiu para a germinação e o desenvolvimento das plantas.

A soja que o agricultor Cláudio Consonni plantou há quase 30 dias mostra vigor. Resta semear apenas 500 dos dois mil hectares. Para a safra 2009/2010 ele investiu em novas plantadeiras e está otimista com a ajuda do clima.

“Nós começamos o plantio tardio. A chuva demorou a chegar. Apesar de ter sido pouca, a chuva este ano começou um pouco antes. E deu para a gente começar o plantio antes e um plantio mais calmo e mais tranquilo. Quem estava devidamente equipado e com a equipe treinada, está conseguindo concretizar o plantio em tempo hábil, dentro da janela propícia para a soja”, explicou Consonni.

De acordo com o último levantamento de safra da Conab, Minas deve produzir 2,6 milhões de toneladas de soja. A preocupação dos agricultores é com a instabilidade dos preços. “Ainda não tem nada que garanta que teremos uma lucratividade. Então, estamos apostando naquilo que a gente sabe fazer, que é plantar bem, para conseguir produtividade”, compeltou Consonni.

Pelo último levantamento da Conab, a produção de soja em Minas Gerais deve aumentar 7% em relação à safra passada.