Redação (16/03/2009) – Agricultores gaúchos esperam uma boa safra de soja. As lavouras estão na fase de enchimento do grão e a chuva tem ajudado no desenvolvimento das plantas.
O agricultor Armando Zalamena mora no interior de Santa Rosa, no noroeste gaúcho. Ele está otimista com a colheita que começa em 20 dias. A expectativa para a safra, de 35 sacas do grão por hectare, está dentro da média do Estado.
"Agora, depois da chuva, melhorou bastante, mas a expectativa ainda não é cem por cento", avaliou seu Armando.
Segundo dados da Emater, nesta safra no Rio Grande do Sul, foram plantados 3,727 milhões de hectares de soja. Só na região de Santa Rosa e das Missões são 612 mil hectares, uma das maiores produções do Estado.
A fase é de enchimento dos grãos. Agora, a chuva e o calor são fundamentais, mas sem excessos.
"Não é interessante a ocorrência de chuvas muito intensas porque isso pode causar algum problema de ferrugem", esclareceu Aldo Schmidt, gerente regional da Emater.
A ferrugem asiática já atingiu 160 propriedades nessa safra. A doença causa a perda da produção. Mas para os agricultores, como seu Armando, que esperam uma boa safra, não faltam planos para investir o dinheiro. "Melhoria em propriedade, maquinário, investimento em lavoura para fazer uma lavoura com mais tecnologia", disse.