Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Safra de soja atinge recorde de 60 milhões de toneladas

<p>A colheita da soja em 07/08 já foi encerrada no Brasil, o segundo produtor mundial da oleaginosa atrás dos Estados Unidos.</p>

Redação (08/08/2008)-  A safra de soja do Brasil na temporada 2007/08 foi estimada em um recorde de 60 milhões de toneladas, informou nessa quinta-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu décimo primeiro levantamento de produção.

A estatal elevou a sua previsão em relação ao mês anterior, quando havia estimado a safra em 59,8 milhões de toneladas.

A colheita da soja em 07/08 já foi encerrada no Brasil, o segundo produtor mundial da oleaginosa atrás dos Estados Unidos.

Na temporada passada (2006/07), o Brasil produziu 58,4 milhões de toneladas. – Comparativamente ao levantamento anterior, observa-se uma variação positiva de 0,4 por cento, decorrente de ajustes na produtividade, principalmente nos Estados de Goiás e de Mato Grosso…", apontou a Conab.

A produtividade média da soja em Mato Grosso foi de 3,13 mil quilos por hectare, contra 2,99 mil quilos em 06/07, o que resultou em uma produção de 17,88 milhões de toneladas. Os mato-grossenses são os maiores produtores do Brasil. Já o rendimento agrícola em Goiás da soja foi de 3 mil quilos, contra 2,79 mil quilos na safra anterior, resultando em uma produção de 6,6 milhões de toneladas.

A Conab também elevou a estimativa para a produção de trigo do Brasil em 2008 para 5,43 milhões de toneladas, contra 5,28 milhões de toneladas na previsão de julho. Em 2007, o país produziu 3,82 milhões de toneladas.

"O crescimento da área, aliado aos preços estimulantes e medidas governamentais de incentivo estão entre os principais fatores dessa expansão (do trigo)", informou a Conab.

A estimativa da safra de milho do Brasil, que havia sido reduzida em julho por danos causados pelas geadas de junho no Paraná, foi elevada na previsão de agosto, para 58,46 milhões de toneladas.

Em julho, a estatal havia previsto a safra em 57,5 milhões de toneladas. Na temporada passada, o Brasil produziu 51,3 milhões de toneladas do cereal.

"A previsão de uma queda acentuada na produção de milho no Paraná, decorrente das geadas que atingiram o Estado no mês de junho, não ocorreu com a intensidade esperada, resultando em mais um crescimento recorde da colheita nacional de grãos, que registra agora 143,7 milhões de toneladas", relatou a Conab.

No levantamento de julho, a safra total estava estimada em 142,4 milhões de toneladas. Em 2006/07, o Brasil produziu 131,7 milhões de toneladas.

O milho é o principal responsável pelo expressivo aumento da produção total de grãos em 07/08, ressaltou a Conab. A segunda safra do cereal ainda está sendo colhida nos principais Estados produtores.

"Os preços atrativos da commodity no mercado e o melhoramento tecnológico no campo também são outros aliados pela manutenção da maior safra da história."

A soja e o milho representam 83 por cento da produção total de grãos do Brasil.

A Conab não divulgou estimativas para a produção da próxima safra (2008/09), cujo plantio se inicia nos próximos meses.

Mas consultorias privadas têm apontado um aumento em relação a 2007/08, com estimativas variando de 61,4 milhões de toneladas a 64,14 milhões de toneladas.