Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Safra de Verão teve quebra de 15%

Clima prejudicou colheita de todas as lavouras, com o milho e soja entre os mais atingidos.

Da Redação 03/06/2004 – 06h15 – A colheita nas lavouras de Verão deve ser concluída nos próximos dias e, apesar dos números ainda não estarem fechados, já é possível fazer uma avaliação mais segura sobre os prejuízos causados pelo clima, principalmente a estiagem. De acordo com números levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina (Icepa), as perdas na safra de Verão devem atingir 15%.

Somando a colheita de soja, milho, feijão e arroz o volume deve somar 5,21 milhões de toneladas, contra 6,13 milhões da estimativa inicial. A quebra é de 918 mil toneladas. O mais mais atingido foi o milho, que saiu de uma estimativa de 4,095 milhões de toneladas para 3,45 milhões.

Mesmo assim o volume de perda de 645 mil toneladas é bem inferior a alguns levantamentos que apontavam perdas de até um milhão de toneladas.

A Cooperativa Regional Alfa (Cooperalfa) teve uma redução de 27% no recebimento de milho e 14,5% na soja. De acordo com o gerente de cereais, Lodaci Scartezini, a estimativa era de 6 milhões de sacas de milho e 2,4 milhões de soja. Com a quebra, o recebimento deve ficar em 4,4 milhões e 2,05 milhões, respectivamente.

Scartezini disse que cooperativa teve que buscar fora do seu quadro outros 2 milhões de sacas de soja, para atender a demanda.