Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Safra do Ceará

Agricultores do Ceará esperam a volta da chuva para iniciar o cultivo da safra. As sementes já foram distribuídas.

Agricultores do Ceará esperam a volta da chuva para iniciar o cultivo da safra. As sementes já foram distribuídas e alguns produtores arriscaram o plantio antes mesmo da umidade do solo estar no ponto ideal.

O milho e o feijão que a dona Raimunda de Paula recebeu do Programa Hora de Plantar, do governo do Estado, por enquanto estão guardados. “Está tudo seco. O inverno ainda não chegou direito”, disse.

A agricultora mora em Sobral, na região norte do Ceará. O tempo seco deixa o produtor desanimado para começar o trabalho no campo.

A terra está preparada, mas ainda está seca. A chuva que caiu no começo do ano ainda não foi suficiente para que os agricultores comecem a plantar. Por isso, eles estão com as sementes em casa, sem se arriscar.

Como seu Raimundo Costa perdeu o plantio do ano passado por conta do excesso de chuva, não quer ver a cena se repetir, dessa vez, por falta de água. “Esse ano, a gente espera que seja melhor, que seja uma chuva mais controlada”, falou.

A dona Francisca Batista Lima arriscou a plantar, mas apenas a metade dos dez quilos de feijão.

O seu José Germano de Brito foi além. No campo, ele mostra os pés de feijão já crescidos. Agora, espera pela chuva para desenvolver a plantação e garantir fartura na mesa na semana santa.

Segundo o Instituto de Meteorologia do Ceará, em fevereiro, choveu 75% menos que o previsto para o período. A Ematerce orienta que os agricultores guardem a semente até a chegada da chuva.