Redação (11/12/06) – O Rio Grande do Sul deve colher uma boa safra de milho este ano. Os produtores estão otimistas com o desenvolvimento das lavouras.
O clima tem ajudado.
Ocorreram chuvas numa freqüência e numa intensidade adequadas. Isso aliado a uma boa tecnologia que foi utilizada pela maioria dos produtores acabou fazendo com que nós chegássemos a esse momento com as lavouras na fase de formação e enchimento de grãos, e praticamente todas elas apresentando um bom potencial de produção, comenta o agrônomo Jairton Desordi.
Segundo dados da Emater, a área de milho no Rio Grande do Sul é de quase 1,5 milhão de hectares e a expectativa é que a produção deste ano passe de 4 milhões de toneladas.
No noroeste gaúcho estão sendo cultivados aproximadamente 200 mil hectares com o grão. A maior parte do que é produzido na região é destinada à silagem.
Predominam em nossa região pequenas propriedades. Muitas delas trabalham com a produção de suínos, produção de leite, enfim, alimentação de animais. Então a grande parte do milho produzido vem a ser consumida dentro das propriedades, explica o agrônomo.
O agricultor Elias Adam plantou milho em 19 hectares e espera colher cem sacas do grão por hectare.
A situação deste ano é muito diferente de dois anos atrás, quando a seca quebrou a produção gaúcha de milho. A safra colhida no primeiro semestre de 2005 foi de apenas 1,5 milhão de toneladas.