O excesso de umidade fez com que o avanço da colheita de soja e milho nos Estados Unidos mais uma vez fosse prejudicado, com uma colheita menor que a esperado na semana passada, segundo relatório do Departamento de Agricultura do país (USDA), divulgado no começo da noite de segunda-feira.
O USDA informou que 51% das lavouras de soja foram colhidas até domingo (1º), ante 44% na semana anterior, mas ainda bem distante da média das cinco safras anteriores, de 87%. Analistas esperavam entre 53% e 57%.
Entre os principais estados produtores, Illinois tem apenas 35% das lavouras colhidas, evolução de apenas 2 pontos porcentuais em relação à semana passada. O índice segue bem atrás da média de 92% nas safras anteriores. Iowa tem 54%, ante média de 96%.
No milho, apenas 25% das lavouras foram coletadas, avanço de cinco pontos porcentuais na semana. Na mesma época da safra passada, que também atrasou, a colheita tinha chegado a 53%. Na média de cinco safras anteriores, o índice foi de 71%. Analistas esperavam entre 25% e 28%. Apenas 19% das lavouras foram colhidas no Illinois, ante média de 86%. No Iowa, o índice chegou a 18%, ante média de 67%.
Um fator que deve continuar a limitar a colheita desse grão é a secagem. Se parar de chover e a colheita avançar, as fazendas não terão capacidade de secar todo o grão ao mesmo tempo.