Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grãos

Safra europeia menor

Dados da Coceral apontam para uma safra de 283,7 milhões de ton. nos países da UE. Volume é 3,3% menor em relação a safra anterior.

Safra europeia menor

A safra agrícola europeia 2010/11 deve cair em relação à anterior, mostram estatísticas divulgadas nesta semana por comerciantes de cereais, agricultores e cooperativas.

Os dados da Coceral, que representa os comerciantes, são os mais pessimistas e apontam para safra de 283,7 milhões de toneladas nos 27 países da União Europeia. O volume cai 3,3% em relação aos 293,4 milhões anteriores.

Já os dados da Copa, que agrupa produtores e cooperativas, apontam para uma safra de 286 milhões de toneladas, com queda de 1,3% em relação ao período anterior.

Daniele Siqueira, analista da Agência Rural, diz que a área plantada é praticamente igual à do ano passado, e o clima, de um modo geral, é favorável.

Houve alguns problemas por excesso de umidade nas áreas de enchentes no Leste Europeu e certa preocupação com a falta de chuva e as altas temperaturas em outros pontos, “mas nada muito grave”, afirma.

Como a produção de milho e de trigo é praticamente igual à de 2009, o quadro europeu de oferta e demanda segue sem alterações.

No mercado de grãos, a Europa se mantém estável no consumo. Ao contrário do que acontece na China, onde a demanda cresce aos saltos, o consumo europeu muda muito pouco.

Está praticamente no mesmo nível há anos, devido à baixa elasticidade-renda do consumo de alimentos, características de países desenvolvidos, diz Siqueira.

Por isso, a Europa só faz diferença no mercado internacional quando acontece uma quebra de safra muito grave, que a obriga a importar grãos, como aconteceu em 2007/08.