Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Safrinha no MS

Plantio na época certa garante boa produtividade em Mato Grosso do Sul. As máquinas já estão em campo e a colheita deve durar duas semanas.

Safrinha no MS

O agricultor Luiz Feltrin plantou 300 hectares de milho dentro do prazo indicado pelo zoneamento agrícola. A geada não comprometeu a qualidade do grão, que já estava formado quando as condições climáticas mudaram e hoje, o agricultor comemora a produtividade alcançada com a expectativa de colher em média 90 sacas por hectare.

O início da colheita do milho safrinha em Mato Grosso do Sul, por enquanto, é uma realidade para poucos agricultores, somente para àqueles que plantaram cedo, até a metade do mês de fevereiro. Na maior parte das lavouras, os grãos ainda estão se formando.

Segundo a Fundação MS, metade das lavouras de milho safrinha do estado foi plantada fora do período do zoneamento agrícola. Mário Missio plantou metade dos 1,1 mil hectares de milho fora do período recomendado. Agora, ele conta que a geada e a seca afetaram bastante as plantações e o resultado deve ser redução na produtividade. “De tudo o que foi plantado, cerca de 20 a 25% será perdido, com certeza”.