Da Redação 24/01/2003 – O governador Luiz Henrique e o secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, revelaram ontem (23), durante visita à 5 Itaipu Rural Show, que Santa Catarina deverá ser auto-suficiente em milho.
O projeto está sendo formatado pela Secretaria da Agricultura e prevê a construção de armazéns para estocagem dos grãos e incentivos ao aumento da produção mecanizada no Planalto Norte e no Extremo-Oeste. Hoje (24), SC compra cerca de 1,5 milhão de toneladas por ano. Também estão sendo estudadas medidas para dar garantias aos produtores, envolvendo os governos federal e estadual e produtores rurais.
“Vivemos a maior crise suína de todos os tempos”, afirmou Luiz Henrique. “Falta milho para atender as criações e o preço do produto está em alta”, disse ele para cerca de 100 criadores que participaram da abertura da feira de milho e equipamentos agrícolas.
O governador salientou já ter identificado os motivos que levaram os russos a criar barreiras sanitárias. Segundo ele, as vendas brasileiras para aquele país melindraram outros países, que passaram a pressionar os russos a rever suas cotas de importação.
Das 450 mil toneladas compradas pelos russos anualmente, 300 mil são adquiridas no Brasil e, destas, 200 mil em Santa Catarina. Além disso, acrescentou Luiz Henrique, a sobretaxa imposta pelo governo brasileiro às compras de nitrato de amônia da Rússia também influenciou na decisão do governo russo.