Redação (10/11/2008)- Governo estadual, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagro), lançou na sexta-feira(7) o Programa Lavoura Comunitária (safra 2008/09), presenças do governador Alcides Rodrigues e do secretário de Agricultura, Paulo Martins. Serão entregues 3,2 mil toneladas de sementes e fertilizantes para as 35 mil famílias cadastradas. Expectativa para esta safra é que a área de plantio aumente de 13 mil hectares para 18 mil.
Cerca de 85% dos insumos estão nos depósitos da Seagro. As sementes e fertilizantes devem ser entregues aos produtores rurais até dia 30. O programa recebeu o dobro de investimentos nesta safra: de R$ 3,1 milhões, saltou para R$ 6,3 milhões. Apesar do aumento de recursos, previsão de atingir 20 mil hectares plantados não será alcançada devido encarecimento dos fertilizantes.
Governo recebeu 320 projetos de 150 municípios goianos. Para o plantio de arroz, a Seagro ainda está recebendo novos projetos até dia 14. Interessados podem procurar o escritório local da Seagro, onde receberão informações necessárias à elaboração do projeto. Os projetos serão analisados e atendidos de acordo com a ordem de chegada na Gerência do Programa.
O programa Lavoura Comunitária surgiu em 1999. Foi criado para melhorar a alimentação das famílias desempregadas ou que vivem em condições de subemprego, residentes nas periferias das cidades ou na zona rural.
Os beneficiários do programa devem repassar 2% da produção para a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). De acordo com dados da Seagro, na safra 2007/2008 foram repassadas 300 toneladas de alimentos para a OVG, que atendeu mais de 300 entidades filantrópicas.