Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Seca causa queda na produção de grãos principalmente no RS e PR

Levantamento da Conab prevê redução de 5 milhões de toneladas na safra. Para o IBGE, a produção deverá ficar em 158,7 milhões de toneladas.

Seca causa queda na produção de grãos principalmente no RS e PR

A CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento, prevê uma safra de 157 milhões de toneladas, com redução de cinco milhões em relação à safra anterior. A soja cai 8,1% e o arroz, 17,9%.

A seca causou a queda na produção de grãos. O problema climático afetou principalmente o Rio Grande do Sul e o Paraná, onde na estiagem as lavouras estavam em fase de floração e frutificação.

“A estiagem vem se acentuando desde novembro e principalmente a partir de meados de dezembro nós tivemos um comportamento de déficit hídrico muito acentuado nos estados do Sul e no Mato Grosso do Sul”, explica Sílvio Porto, diretor de política agrícola da Conab.

O milho contribui para que esta safra não seja ainda menor. A produção deve crescer 6%, ou seja, ficar em 3,4 milhões de toneladas.

“Foi a expectativa de bom preço da questão do milho. O produtor se motivou, plantou mais e isto foi de uma forma geral. Segundo foram as condições de crescimento em parte do processo de tecnologia. O uso maior de fertilizantes tem crescido, mas também as condições climáticas nessas regiões têm favorecido o aumento da produção do milho da segunda safra”, diz Caio Rocha, secretário de política agrícola – Mapa.

O IBGE também divulgou uma estimativa para a safra de grãos. Para o instituto, que adota o calendário de janeiro a dezembro, a produção deverá ficar em 158,7 milhões de toneladas.