Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Semana de baixa para grãos

Analistas afirmam que boa parte disso foi causado pelo mau humor do mercado financeiro com as incertezas do pacote americano.

Redação (16/02/2009)- As cotações de algumas commodities agrícolas ignoraram os fundamentos (oferta e demanda) positivos dos últimos dias e voltaram ao mesmo patamar da semana anterior. Analistas afirmam que boa parte disso foi causado pelo mau humor do mercado financeiro com as incertezas do pacote americano.

A soja fechou a semana cotada a US$ 9,5775 o bushel, baixa de 4,7% na semana. As notícias sobre o fim da estiagem na Argentina também favoreceram a queda. A safra de soja deste ano recebeu a ajuda das chuvas na semana até o dia 6 de fevereiro e deve totalizar mais de 40 milhões de toneladas, depois que as chuvas encorajaram os agricultores a plantar o grão no norte do país, explicou a Bolsa de Cereais do país. As chuvas ajudaram os agricultores a terminar o plantio, que ocupou uma área de 17,17 milhões de hectares.

Nos Estados Unidos, os agricultores podem plantar 5% a mais de soja em 2009 do que no ano passado e reduzir a área com milho em 2,4%, segundo pesquisa feita pela AgriSource. Os agricultores vão aumentar a plantação de soja de 30,2 para 31,8 milhões e reduzir o milho de 34,3 para 33,5 milhões.

Na sexta-feira, os papéis do milho para maio fecharam em US$ 3,7325 o bushel, queda de 3,6% na semana.