Redação (19/01/2009)- Para obter bons resultados, o produtor precisa atender alguns critérios. Um dos mais importantes é a escolha de sementes, que são determinantes na produtividade da lavoura. ‘‘É importante plantar sementes de alta qualidade, certificada e de origem conhecida’’, enfatiza Francisco Carlos Krzyzanowski, da área de sementes da Embrapa Soja.
O produtor deve evitar o uso de sementes crioulas ou salvas (que ele mesmo produz) e ter cuidado com as piratas. ‘‘A semente de baixa qualidade germina mal, não tem um bom enraizamento e se ressente de qualquer estresse hídrico’’, afirma. Segundo o pesquisador, se o sistema radicular da planta não for bom de nada adianta ter água. Além disso, o bom enraizamento permite que a planta busque água em profundidades maiores. O pesquisador reforça a importância de técnicas como o plantio direto, que preserva a umidade e as condições do solo para o cultivo.
Experimentos comprovam a variação de resultado entre cultivares precoces e de ciclo mais longo. Mesmo quando a diferença de plantio é determinada pelas condições da pesquisa. Segundo o pesquisador José Renato Bouças de Faria, muitas vezes o período de dois dias entre uma semeadura e outra causa diferença de até 60% no rendimento.
O produtor tem à mão recomendações da pesquisa que podem determinar ou não o êxito da safra. Segundo Faria, o zoneamento para a próxima safra já está disponível em www.cnpso.embrapa.br. No site estão descritas as cultivares recomendadas para as diversas regiões do Brasil.