Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Semente determina resultado da safra

Produtor deve evitar o uso de sementes crioulas ou salvas (que ele mesmo produz) e ter cuidado com as piratas.

Redação (19/01/2009)- Pa­ra ob­ter ­bons re­sul­ta­dos, o pro­du­tor pre­ci­sa aten­der al­guns cri­té­rios. Um dos ­mais im­por­tan­tes é a es­co­lha de se­men­tes, que são de­ter­mi­nan­tes na pro­du­ti­vi­da­de da la­vou­ra. ‘‘É im­por­tan­te plan­tar se­men­tes de al­ta qua­li­da­de, cer­ti­fi­ca­da e de ori­gem ­conhecida’’, en­fa­ti­za Fran­cis­co Car­los Krzyza­nows­ki, da ­área de se­men­tes da Em­bra­pa So­ja.

O pro­du­tor de­ve evi­tar o uso de se­men­tes criou­las ou sal­vas (que ele mes­mo pro­duz) e ter cui­da­do com as pi­ra­tas. ‘‘A se­men­te de bai­xa qua­li­da­de ger­mi­na mal, não tem um bom en­rai­za­men­to e se res­sen­te de qual­quer es­tres­se ­hídrico’’, afir­ma. Se­gun­do o pes­qui­sa­dor, se o sis­te­ma ra­di­cu­lar da plan­ta não for bom de na­da adian­ta ter ­água. ­Além dis­so, o bom en­rai­za­men­to per­mi­te que a plan­ta bus­que ­água em pro­fun­di­da­des maio­res. O pes­qui­sa­dor re­for­ça a im­por­tân­cia de téc­ni­cas co­mo o plan­tio di­re­to, que pre­ser­va a umi­da­de e as con­di­ções do so­lo pa­ra o cul­ti­vo.

Ex­pe­ri­men­tos com­pro­vam a va­ria­ção de re­sul­ta­do en­tre cul­ti­va­res pre­co­ces e de ci­clo ­mais lon­go. Mes­mo quan­do a di­fe­ren­ça de plan­tio é de­ter­mi­na­da pe­las con­di­ções da pes­qui­sa. Se­gun­do o pes­qui­sa­dor Jo­sé Re­na­to Bou­ças de Fa­ria, mui­tas ve­zes o pe­río­do de ­dois ­dias en­tre uma se­mea­du­ra e ou­tra cau­sa di­fe­ren­ça de até 60% no ren­di­men­to.

O pro­du­tor tem à mão re­co­men­da­ções da pes­qui­sa que po­dem de­ter­mi­nar ou não o êxi­to da sa­fra. Se­gun­do Fa­ria, o zo­nea­men­to pa­ra a pró­xi­ma sa­fra já es­tá dis­po­ní­vel em www.­cnpso.em­bra­pa.br. No si­te es­tão des­cri­tas as cul­ti­va­res re­co­men­da­das pa­ra as di­ver­sas re­giões do Bra­sil.