Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Show Agrícola tem variedades de soja transgênica

<p>A edição 2007 do Show Agrícola termina hoje, em Palma Sola, no Oeste de Santa Catarina.</p>

Redação (07/03/07) – A comissão organizadora estima um público visitante de 65 mil pessoas nos quatro dias do evento, principalmente de técnicos, empresários e agricultores dos três estados do Sul e da Argentina. As empresas estão expondo novas variedades de sementes de milho, sorgo, soja, girassol e adubos verdes, máquinas agrícolas e equipamentos para a pecuária de leite.

A Embrapa e a Fundação Meridional estão mostrando parcelas – pequenas áreas – com 13 variedades de soja convencional e transgênica. O engenheiro agrônomo Osmar Paulo Beckert, da Embrapa de Ponta Grossa, diz que foram plantadas oito variedades convencionais e cinco transgênicas. A cultivar desenvolvida mais recentemente é o BRS 255, de ciclo precoce, e o BRS 268, uma soja convencional, de ciclo semiprecoce (do plantio à colheita demora de 135 a 140 dias).

Ambas as variedades, de acordo com Osmar, têm potencial para produzir até quatro toneladas de soja por hectare. “Mas depende uma série de fatores”, ressalta o engenheiro agrônomo. Os materiais estão sendo apresentados em minipalestras e mostras a campo.

A Cabanha Ramava, do pecuarista Raul Chavichon, de Palma Sola, está expondo bovinos de leite das raças Holandesa e Jersey e das raças de corte, como o Nelore, Tabapuã, Brama e Guzerá. Raul Chavichon, que tem o mesmo do pai, destaca que a cabanha sempre fecha negócios no Show Agrícola. Um dos facilitadores das vendas são as linhas de crédito disponibilizadas pelo Banco do Brasil, Besc e Sicoob.

Outras cabanhas estão expondo cabritos, ovelhas e novilhas Jersey e Holandesas. No primeiro dia da feira as cabanhas já receberam produtores interessados em comprar animais. Idacir Pichi, engenheiro agrônomo e produtor rural em Renascença, cria vacas e novilhas da raça Holandesa e procurou informações com as cabanhas sobre novilhas da raça Jersey. O produtor quer incluir animais Jersey no seu rebanho porque pretende fornecer leite desta raça ao futuro laticínio Primo Queijo, que entrará em funcionamento em 2007, em Renascença. O Show Agrícola traz como inovações neste ano as parcelas de girassol, demonstrações técnicas de produção do óleo de girassol para biocombustível e a feira de flores e folhagens.