Ainda registrando níveis mais lentos de comercialização, o preço da soja mantém a trajetória de queda no mercado brasileiro, cenário reforçado também pela expectativa cada vez mais firme de larga oferta global. Foi o que divulgou nesta segunda-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Diante da situação, o indicador do Cepea para a soja, com base no Porto de Paranaguá se mantém no menor nível desde 15 de maio de 2013. Há uma semana, a cotação está em R$ 61,17 por saca de 60 quilos, depois de acumular queda de 9,3% em setembro.
“Apesar disso, os prêmios de exportação de soja do Brasil para embarques no primeiro semestre de 2015 estão positivos e superiores aos observados nos últimos quatro anos. Esse cenário indica que, para o ano que vem, o interesse comprador prevalece sobre o vendedor”, avaliaram os pesquisadores.
O dado positivo é a valorização do dólar frente ao real, que tende a compensar o efeito da queda do preço interno. De acordo com o Cepea, o movimento da taxa de câmbio “começa a animar vendedores”.