Se o mercado ainda não sinaliza bons momentos aos sojicultores mato-grossenses, a natureza está fazendo a sua parte, com uma das primaveras mais chuvosas dos últimos anos no Estado. As precipitações têm favorecido o cultivo da nova safra brasileira de soja que teve início em setembro, em Mato Grosso. Da área estimada de 5,867 milhões de hectares, 14%, ou pouco mais de 821 mil estão semeados de norte a sul do Estado.
Os números são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) – órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato) – e referem-se aos trabalhos no campo até o último dia 8. O volume de área já coberta por variedades de soja precoce evoluiu no último final de semana, devido ao registro de novas precipitações. Na comparação do Imea, no ano passado neste mesmo período, o plantio atingia 8,7% de uma área de pouco mais de 5,70 milhões de hectares. De uma safra para outra a evolução de área é de 2,9% e a produção atual está projetada em cerca de 17,61 milhões de toneladas, volume 1,2% acima do registrado na temporada anterior.
Ainda segundo números do Boletim Semanal do Imea, os municípios que se destacam nessa essa evolução são: Lucas do Rio Verde e Sapezal, os quais possuem 30% e 25% das áreas semeadas ao médio norte e noroeste estadual, respectivamente.
“Essa condição foi propiciada pelo regime de chuvas que vem se intensificando na média adequada, permitindo assim que o plantio evolua, sem excessos que determinem a paralisação dos trabalhos. Praticamente todo o Estado já está plantando, com exceção da região nordeste que, por possuir um regime de chuvas mais tardio, se diferencia das demais regiões”.
O médio norte é a região com maior volume de hectares semeados. Da projeção 2,38 milhões ha reservados à soja, 19% estavam cultivados até o último dia 8. A região detém a maior participação na sojicultura estadual ao ser responsável por mais de 40% do total da área dedicada à cultura em Mato Grosso.
A região oeste com projeção de atingir 930,2 mil ha tem 18% do total semeados, a região noroeste com 215 mil ha tem 11,7% da área semeada, o centro-sul mato-grossense atinge 11,9% da área plantada, sudeste 9% e o norte 9,2%, de estimativas de 400 mil, 1,42 milhão e 31 mil hectares, respectivamente. A região nordeste, com 490,4 mil ha reservados à soja ainda não iniciou a safra 09/10.