Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Soja RR traz benefícios para agricultores na Romênia

Produtores romenos atestam aumento de produtividade e lucratividade com plantio de soja Roundup Ready.

Da Redação 15/10/2003 – 08h32 – Produtores da Romênia, o terceiro país da Europa com maior área plantada de soja, atrás somente da Itália e Sérvia e Montenegro, atestaram o aumento na produção e lucratividade com o plantio de soja Roundup Ready, variedade geneticamente modificada, tolerante a herbicidas à base de glifosato.

A informação é do estudo “O nível de impacto do uso de Soja RR na lavoura da Romênia” (The farm level impact of using Roundup Ready soybeans in Romania), conduzido pelo consultor agrícola Graham Brookes, economista do Centro para Estudos Agrícolas na Europa, da Wye College, da Universidade de Londres, no Reino Unido e proprietário da Brookes West consultoria.

A pesquisa, divulgada em agosto deste ano, consistiu na análise das lavouras da Romênia e entrevistas com distribuidores, cientistas, acadêmicos e produtores das principais áreas de soja do país.

A soja transgênica é plantada na Romênia desde 1999 para fins comerciais e, de lá para cá, foi registrado aumento da área de produção do país de 55% a 60%, estando essa soja presente em propriedades de, em média, 500 hectares. Para os produtores rurais, a maior vantagem é o combate eficiente de plantas daninhas sem que a cultura seja prejudicada, dado à tolerância da variedade ao glifosato.

O principal problema para os agricultores romenos, segundo o estudo, era a infestação das lavouras por plantas daninhas, que causam perdas significativas na safra e queda da qualidade dos grãos.

Outro fator que preocupava os produtores, antes da adoção da soja geneticamente modificada, era a quantidade de herbicida necessária a cada safra: de três a quatro pulverizações com agroquímicos diferentes, praticamente inviabilizando a produção financeiramente, além do risco de maior poluição ambiental. Já a variedade resistente ao glifosato permite aos produtores a maior flexibilidade de custos, além de maior facilidade de manejo nas pulverizações e menor risco ambiental.

A pesquisa de Brookes mostra ainda um aumento de 31% na produtividade da soja RR na Romênia, principalmente devido ao melhor controle de plantas daninhas, o que acarretou um lucro de 2 a 3% ao produtor pela soja vendida, com maior qualidade.

A produção da soja Roundup Ready na agricultura romena mostra outra vantagem consistente: ao ambiente. Como o herbicida à base de glifosato é eficiente no controle das ervas, defensivos com maior toxicidade foram dispensados, causando menor agressão ao solo e à saúde humana.

Para ler a íntegra do estudo “O nível de impacto do uso de Soja RR na lavoura da Romênia”, visite o site:

http://www.bioportfolio.com/pdf/FarmlevelimpactRRsoybeansRomaniafinalreport.pdf