Os trabalhos de plantio da safra de soja 2009/10 estão a todo vapor em praticamente todo o Brasil. Para os estados que investem na safrinha de milho, como Paraná e Mato Grosso, a notícia é boa porque deve permitir o plantio da safra de inverno do cereal dentro da janela ideal, tanto para fugir da falta de água no caso mato-grossense quanto para se livrar dos dias de mais frio no território paranaense.
Por enquanto, quem vem enfrentando os maiores problemas com o plantio são os produtores gaúchos, que se veem às voltas com o excesso de chuva. O aguaceiro, que começou em outubro e até a semana passada ainda dava muitas dores de cabeça, impediu o bom andamento dos trabalhos de campo, que estão atrás do registrado nessa mesma época do ano passado.
Na Bahia, por outro lado, a semeadura também segue acelerada, ao contrário do ano passado.Nesta temporada, os produtores baianos não perdem tempo e, até sexta-feira (27), já haviam plantado 85% da estimativa de plantio. Segundo Luiz Carlos Fagundes, analista de mercado da Asmeg, de Luís Eduardo Magalhães (BA), a outra boa notícia é que voltou a chover, o que diminui a chance de replantio das áreas que vinham sofrendo com a estiagem.