O Indicador Esalq/BM&FBovespa, referente à soja posta no porto de Paranaguá, chegou ao menor patamar desde a primeira quinzena de dezembro de 2007, fechando a R$ 43/saca de 60 kg na sexta-feira, 30 de outubro. Segundo análises do Cepea, a queda é de 3,37% em sete dias. No mesmo período (23 a 30 de outubro), o Indicador Cepea/Esalq (média de cinco regiões do Paraná) da soja em grão teve queda de 1,3%, fechando a R$ 44,52/sc de 60 kg.
Conforme pesquisadores do Cepea, neste período de entressafra, a expectativa era de que os preços continuassem firmes no Brasil devido à menor oferta e ao possível aumento do interesse de indústrias processadoras.
Entretanto, o mercado está bastante desaquecido, com valores pressionados pelo patamar externo e câmbio, além do menor interesse de compra nos mercados doméstico e internacional. A intensidade da queda dos preços, especialmente no porto de Paranaguá, reforça a perspectiva de que os preços a serem recebidos pelos produtores no ano que vem sejam menores que os obtidos em 2009.