Redação (27/03/2009) – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes, vai inaugurar no dia 3 de abril, em Cascavel, Oeste do estado, o plantio da safra de trigo no Paraná, maior produtor brasileiro do cereal. O lançamento será realizado na Coodetec (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola) , entidade responsável pela pesquisa e desenvolvimento de uma em cada quatro sacas de sementes legais de trigo plantadas no Brasil. O lançamento está sendo organizado numa parceria do governo do Estado, através Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) com a Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná). Participam o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e o secretário estadual da Agricultura, Valter Bianchini.
O lançamento vai chamar a atenção também para a Coodetec e sua mais nova cultivar, a CD 150 que estará disponível em grande escala aos triticultores na safra 2010. Seu plantio é indicado nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e para as áreas irrigadas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. Também apresenta resultados promissores em cultivos no Paraguai e Bolívia.
O período recomendado para o cultivo de trigo no Paraná, de acordo com o zoneamento agrícola, foi iniciado em 10 de março, mas a semeadura ocorre com maior intensidade nos meses de abril e maio. Na safra de 2008 foram cultivados 1.152.541 hectares que renderam 3,2 milhões de toneladas, produção recorde e com o registro da maior produtividade média alcançada pelo estado, com 2.830 quilos por hectare. "O clima favorável foi um dos itens que contribuíram para esse bom resultado", explicou o gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra. Para esta safra, a expectativa da Secretaria da Agricultura é de que a área paranaense com o trigo mantenha-se estável, mas com uma produção ligeiramente menor em relação à do ano passado.