Redação (13/03/2009) – Embora a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) esteja otimista com a produção de trigo para este ano, produtores do cereal estão preocupados com o momento econômico atual e sinalizam que podem reduzir investimentos.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Itapeva (SP), Dagoberto Mariano César, os preços da cultura estão baixos e os agricultores descapitalizados. “A falta de crédito tende a levar os produtores a substituir a área plantada de trigo por outras culturas de inverno, como o trigo triticale”.
César explica que o triticale é utilizado na alimentação animal e a rentabilidade, comparada ao trigo convencional, é menor. “Mas os investimentos na produção também são menores. Não temos muitas opções na região. Ou plantamos trigo, seja ele o convencional ou o triticale, ou esperamos o mercado reagir retardando o plantio para o segundo semestre”.
Sobre o desânimo da categoria, o presidente do sindicato afirma que os produtores rurais planejaram a última safra pensando em um ganho de R$ 700,00 por tonelada de trigo produzida. Ao colher o cereal em outubro, o preço havia caído em 50%. “O cenário atual se compõe em uma situação de risco e o produtor vai ter que se planejar”, finaliza.