Da Redação 11/01/2005 – Se o tempo colaborar e as coisas andarem como do jeito que estão, Sorriso (
Rubens De Nardi, secretário-executivo do Sindicato Rural de Sorriso, disse que se o clima continuar do jeito que está, sem excesso de chuvas, o que diminui a probabilidade de infestação de doenças, principalmente a ferrugem, a produtividade poderá chegar a 60 sacas em boa parte das propriedades. “Se não tivermos nenhuma mudança no clima nos próximos dias Sorriso vai ter mesmo uma super safra, pois os técnicos estão dizendo que o aspecto das lavouras está muito bom, sendo assim a produção será excelente”, assegurou. “Mas temos que torcer para que a natureza continue colaborando, caso contrário, e tenhamos um excesso de chuvas como na safra passada, aí poderemos ficar somente no previsto”, ressaltou. A previsão inicial é de uma produtividade, em média, de
De acordo com Rubens, se as previsões dos técnicos se confirmarem, Sorriso poderá colher cerca de 3,6 milhões de toneladas, 300 mil toneladas a mais que a previsão inicial. O sindicato não tem a área exata que foi cultiva no município mas o secretário acredita que não deve ficar muito além dos 600 mil hectares.
Soja super-precoce
De Nardi disse que alguns produtores que plantaram soja de ciclo super-precoce já começaram a colheita. Segundo ele muito pouco foi plantado com a oleaginosa sem representatividade no município e serviu apenas como experiência. “Ainda não tenho nenhuma informação se este tipo de soja deu certo. Estamos aguardando os dados”, disse quando perguntado sobre os resultados do plantio.
A colheita da safra 2004/2005, conforme Rubens, só deve começar a partir do dia 25 deste mês e os trabalhos no campo só devem terminar no final de março.