Da Redação 21/09/2004 – Enquanto em outros Estados brasileiros o período é entressafra, em Roraima a época é de colheita. Este ano, a área plantada de soja está estimada em pouco mais de 12 mil hectares. Os investidores estão ainda mais otimistas para os próximos anos.
A produção de soja em Roraima vem crescendo a cada ano. Em 2003, foram 12 toneladas. Em 2004, a previsão é de 35 mil toneladas.
Das fazendas, o produto passa por um teste de qualidade para deixar a soja no padrão internacional. Mais da metade da produção vai para o país vizinho. A Venezuela é o grande consumidor da soja brasileira, mas o produto roraimense pode ser ainda exportado para a Guiana. A preocupação é o armazenamento. Atualmente os silos só têm capacidade para oito mil toneladas.
“Está sendo montado mais três silos. Até o final do ano, a gente acredita que vamos estar com a capacidade de 50 mil toneladas instaladas” disse Dirceu Vinhal, presidente da cooperativa.
Enquanto os silos fixos não ficam prontos, já foram encomendados silos móveis, os chamados silos bags.
“Já foi requisitado pelo governo do Estado 110 silos bags com capacidade para 180 toneladas cada um. Isso vai dar em torno de 20 mil toneladas” falou José Marozinni, encarregado da obra.