Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Trabalho quase perdido

<p>Produtores da região de Umuaráma, no Paraná, estão preocupados. A temperatura elevada e a falta de chuva atrapalharam o desenvolvimento das lavouras.</p>

Da Redação 02/03/2005 – As espigas de milho em Umuarama não se desenvolvem e todo o milharam do seu Guilherme está perdido. Ele gastou R$ 10 mil para plantar e cuidar da lavoura, mas não contava com a seca.

“Espera uma colheita de 180 a 200 sacos. No fim das contas, não nem um grão como dizia um outro. Foi perda total lamentou Guilherme Agustineti, agricultor.

O milho é apenas um dos problemas do seu Guilherme. A falta de chuva também prejudicou o algodão.

“O algodão era para estar com 1,20 metro de altura. Mas o pezinho está com 50 centímetros” reclamou Guilherme.

Mas são as lavouras de soja as mais prejudicadas na região. Isso porque a maior parte está em processo de desenvolvimento, já que oi plantada um pouco mais tarde em relação às lavouras de outras regiões. Algumas estão completamente secas.

“A soja era para estar verdinha, mas devido à estivagem está tudo seca. As vagens que têm, não têm grão” disse Alcindo da Silva, agricultor.

Seu Alcindo gastou R$250 mil na plantação, mas depois da colheita só vai recuperar a metade desse valor. Mesmo assim, ele é otimista e, a cada nuvem que aparece, aumenta a esperança de conseguir salvar, pelo menos, parte do que plantou.

“A gente têm soja mais nova do que as que estão plantadas. Então vamos torcer para chover, para eu sentir o prejuízo delas”- diz Alcindo.