Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Transgênicos no Brasil

Usadas há 14 anos, as sementes geneticamente modificadas conquistam cada vez mais espaço no Brasil e no mundo.

Transgênicos no Brasil

As sementes transgênicas são usadas há 14 anos. Novas variedades, apresentando novas tecnologias não param de surgir. De acordo com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcelo Gravina, os transgênicos são utilizados em 25 países do mundo. “Os organismos geneticamente modificados ocupam cada vez mais espaço nas lavouras mundiais”, pontua Gravina. “No Brasil, a cada ano, aumenta-se a área plantada de transgênicos”.

Segundo o professor da UFRGS, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial da produção de OGMs. Os EUA lideram, seguidos da Argentina. “Porém, eu acredito que o Brasil assuma a liderança em um curto espaço de tempo, uma vez que temos muito espaço para expandir nossa lavoura”.

Gravina citou a soja e  milho. Em 2009, a oleaginosa GM ocupou 63,9% da área plantada no País. O milho transgênico ocupou apenas 10,6%. “Porém, este ano o cereal deve atingir  53% da área plantada”, diz.

Para o professor, a tendência dos transgênicos no Brasil é dominar o mercado quase na totalidade. “Há muitas sementes em avaliação, e o processo de aprovação está ficando cada vez mais rápido”, finaliza Gravina.