Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

União analisará pedidos comerciais de transgênicos em separado

<p>A necessidade de entidades de pesquisa, como a Embrapa, levou os ministros a proporem a análise em separado.</p>

Redação (05/09/06)- O Conselho de Ministros da Comissão Técnica Nacional da Biossegurança (CTNBio) alterou os critérios de análise de projetos para priorizar a avaliação de processos de pesquisa de organismos geneticamente modificados (OGMs) para fins comerciais. De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, a necessidade de entidades de pesquisa, como a Embrapa, levou os ministros a proporem a análise em separado, dentro da CTNBio, dos pedidos de pesquisa comerciais com transgênicos.

“Só a Embrapa tem cerca de 100 projetos parados porque a CTNBio tinha uma agenda montada por critério de antiguidade. Combinamos, até por sugestão da ministra Marina Silva (Meio Ambiente), dividir a pauta e analisar separadamente os de organismos geneticamente modificados para fins comerciais”, disse Furlan, que ouviu reclamação sobre o tema para as pesquisas de cana-de-açúcar transgênica durante visita ao Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), há pouco, em Piracicaba (SP).

Furlan disse ainda que já informou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva da divisão na avaliação dos processos pelos ministros da CTNBio. “Estamos providenciando uma reunião dele (Lula) com o conselho para agilizar esse processo (de divisão) porque isso vem inibindo o progresso tecnológico”, disse Furlan.