Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Venda antecipada

<p>Produtores de MT começaram a vender a soja que vão plantar na próxima safra. Essa é uma maneira de o agricultor se garantir contra a instabilidade do mercado.</p>

Da Redação 08/07/2005 – Produtores de Mato Grosso começaram a vender a soja que vão plantar na próxima safra. Essa é uma maneira do agricultor se garantir contra a instabilidade do mercado.

Em outubro o agricultor Rogério Arioli pretende plantar 2,1 mil hectares de soja em Campo Novo do Paresis, no sudoeste de Mato Grosso. Antes de começar o plantio ele vendeu 25% de sua produção.

“É pouco. Gostaríamos de ter comercializado em torno de 40% a 50% da produção, que normalmente é o que precisamos vender durante a colheita. Durante a colheita você não tem segurança de confrontar esses preços da soja. Chicago hoje é muito volátil, sobe e às vezes baixa repentinamente. O produtor fica aos sabores do mercado” falou Arioli.

A venda antecipada da soja é uma prática comum na região Centro-Oeste. Os produtores utilizam esse mercado futuro como forma de administrar os riscos da produção.

O produtor Davi Bernartt passeia pela lavoura de milho safrinha pensando na soja que vai colher no próximo ano. Ele já negociou a venda de 30% da safra antecipadamente, como faz há cinco anos. Vai entregar a produção no dia 30 de junho de 2006 por US$ 10,80 a saca.

“A venda antecipada é uma maneira de se proteger dessas variações, mas desde que você compre na mesma moeda. É uma oportunidade que vejo para que o produtor garanta seu preço médio de venda” disse Bernartt.

Para os agricultores que estão vendendo a safra já colhida, os negócios internos estão parados. Esse é um reflexo da bolsa de Chicago que fechou ontem em baixa. Houve queda de 2% nos contratos com vencimento em setembro.