Os zoneamentos de risco climático para as culturas de soja, banana e dendê no Pará foram publicados em três portarias, no Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (03/11). As cultivares, as áreas aptas e os períodos com menor risco climático para o plantio das lavouras estão identificados no zoneamento agrícola.
O Pará produziu 209 mil toneladas de soja em área de 72 mil hectares, de acordo com os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A soja adapta-se a temperaturas entre 20° e 30°C. Na germinação e floração, a leguminosa necessita de maior disponibilidade de água.
O Brasil é um dos três maiores produtores mundiais de banana, com produção estimada em mais de sete milhões de toneladas e área de 500 mil hectares. Conforme o zoneamento, são recomendados os solos com profundidade superior a 50 centímetros, maior umidade e não pedregosos.
O dendezeiro é uma palmeira africana cultivada no País desde o século 17. O Pará concentra mais de 80% da área nacional plantada. Atualmente, chega a produzir oito toneladas de óleo por hectare/ano. A temperatura, a insolação e a ocorrência de chuva são os principais elementos climáticos que afetam a produção do dendê.