A peste suína africana (PSA) continua a se espalhar no estado de Penang, na Malásia, com mais sete fazendas de suínos atingidas, elevando o número total de fazendas afetadas pelo surto até agora para 18 em três distritos.
O ministro-chefe Chow Kon Yeow disse que 48.194 animais foram afetados nessas produções comerciais de suínos, 14 dos quais estão no distrito de Seberang Perai Selatan (SPS) e dois nos distritos de Seberang Perai Tengah (SPT) e Seberang Perai Utara (SPU).
“Anteriormente, as fazendas infectadas com PSA estavam apenas em SPT e SPS, mas a amostragem realizada pelo Departamento de Serviços Veterinários de Penang (DVS) confirmou que a doença agora se espalhou mais amplamente e infectou porcos na área de Kampung Selamat em SPU.
“A fim de controlar e prevenir a propagação da PSA, Penang DVS está conduzindo uma política de erradicação através do abate de porcos infectados em fazendas ou aqueles suspeitos de estarem infectados na zona de infecção, de acordo com o Protocolo Veterinário da Malásia (PVM) para a doença de PSA”, disse ele em uma coletiva de imprensa em Perkampongan Valdor em Nibong Tebal ontem.
Ele disse que um total de 4.204 porcos de fazendas infectadas no distrito de SPS foram abatidos até agora, com operações em andamento para conter a propagação da doença. A eliminação dos animais, que continuará, deve levar semanas.
Chow disse que o governo do estado identificou um terreno de 16 hectares em uma área distante de assentamentos públicos e sem desenvolvimento, para ser usado como um local de descarte, para que isso possa ser feito sem problemas, sem causar transtornos à população.
Ele também disse que o abastecimento de carne de porco em Penang é seguro e ainda suficiente para atender às necessidades da população, especialmente antes da celebração do Ano Novo Chinês, pois ainda existem fazendas livres da doença.
Enquanto isso, a diretora estadual da DVS, Saira Bani Mohamed Rejab, que também esteve presente na coletiva de imprensa, disse que seu departamento sempre foi transparente e forneceu todos os relatórios e resultados dos testes de laboratório realizados pela Penang JPV aos agricultores envolvidos.
Ela disse que a DVS forneceria uma compensação entre RM400 e RM800 para cada porco adulto, sujeito a condições.