Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Abef contra protecionismo

<p>Presidente da Abef, Francisco Turra, faz duro discurso contra protecionismo europeu durante encontro União Europeia-Brasil. "Recuperação da economia global depende da liberação e aumento do comércio internacional".</p>

O Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra, fez nesta terça (06/10), em Estocolmo, durante a III Rodada de Negócios União Europeia-Brasil, um duro discurso contra o protecionismo europeu.

“O protecionismo não é um remédio para a crise financeira internacional. Na verdade ele é um veneno”, destacou, enfatizando que a recuperação da economia global depende diretamente “do aumento e da liberação do comércio internacional”.

No encontro, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do próprio presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, o presidente da Abef informou que os exportadores brasileiros de carne de frango foram informados recentemente de que estão para entrar em vigor novas barreiras contra o produto, por parte da UE.

“Estão ampliando ainda mais o protecionismo contra o frango brasileiro, através de medidas como aumento do número de produtos atingidos por cotas de exportação. Ao adotarem tais medidas, os países da União Europeia estão contribuindo para prejudicar justamente descendentes de europeus, que têm uma enorme presença na produção e exportação avícola no Brasil”, frisou Turra.

No encontro o presidente da Abef distribuiu o folder “The European presence in the Brazilian Poultry farming” (“A presença europeia na avicultura brasileira”), com diversos exemplos dessa participação de descendentes (e mesmo de cidadãos) europeus na avicultura do país.

“Considero que a presença da Abef no encontro foi de enorme importância. O tema carne de frango foi um dos pontos de reunião da qual participaram o presidente Lula e o presidente da Comissão Europeia. E o sr. Durão Barroso se comprometeu a estudar a suspensão das medidas contra nosso produto”, frisou.

Turra também destacou o apoio que o setor exportador de carne de frango recebeu, no encontro em Estocolmo, de parte dos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, além do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto.

Na véspera a Abef participara, também ao lado do Presidente Lula, de uma agenda empresarial em Bruxelas. Na ocasião, entre outros encontros, o Diretor Executivo da Abef, Ricardo Santin, se reuniu com Fernando Perraut, representante da Direção Geral de Comércio (DG Trade) da Comissão Europeia, quando expressou a insatisfação dos exportadores brasileiros com as barreiras do bloco à carne de frango brasileira.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Abef