Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Abef participa de reunião

<p>Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango participa de reunião na FIESP sobre relações econômicas com os EUA.</p>

O Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra, participou ontem (10/08) de um encontro, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que reuniu grandes empresas e entidades de classe e debateu o relacionamento econômico com os Estados Unidos.

Os empresários e executivos foram recebidos pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e durante a reunião ficou acertado que será organizada, pela Fiesp, uma missão para participar de audiência com o presidente dos EUA, Barack Obama, provavelmente em outubro, e em que a Abef fará parte da comitiva.

“O objetivo do encontro foi discutir e elaborar uma estratégia comum para defender os interesses da indústria brasileira no mercado norte-americano, no sentido de preservar e ampliar não só nossas exportações, como também os investimentos”, explicou Turra.

No caso da avicultura, destacou o Presidente Executivo da Abef, não há acordo sanitário e, consequentemente, relacionamento comercial entre os dois países, mas que este é um objetivo comum dos setores tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

“O Brasil, maior exportador mundial, e os Estados Unidos, maior produtor e segundo maior exportador, respondem por 71% do comércio internacional da carne de frango. Portanto, faz todo o sentido uma parceria”, frisou Turra.

No próximo dia 19, durante a AveExpo 2009, em Foz do Iguaçu (PR), Turra terá um encontro com Jim Sumner, presidente do USA Poultry & Egg Export Council (USAPEEC ), a Abef norte-americana. Sumner também preside o International Poultry Council (IPC), órgão máximo da avicultura mundial, no qual a entidade brasileira ocupa uma das vice-presidências.

“Será uma oportunidade valiosa para discutirmos pontos em comum dentro de um relacionamento comercial entre os dois países”, frisou.