A Argentina e a União Europeia (UE) fecharam um acordo na semana passada sobre a disputa que mantinham na Organização Mundial do Comércio (OMC) pela comercialização de produtos agrícolas geneticamente modificados, informou o bloco europeu.
A Argentina havia denunciado a União Europeia à OMC pela moratória de fato implementada pelos europeus contra os Organismos Geneticamente Modificados (GMO, na sigla em inglês), mas agora retirará a demanda.
“O acordo mútuo, assinado na semana passada, estabelece um diálogo bilateral, em forma de reuniões bianuais, que busca evitar eventuais obstáculos desnecessários ao comércio de produtos geneticamente modificados”, afirmou o comunicado da União Europeia divulgado em Buenos Aires.
O acordo inclui, entre outras coisas, um diálogo para manter os processos de aprovação de produtos e a renovação de autorizações para os Organismos Geneticamente Modificados e de medidas relacionadas à biotecnologia que poderiam afetar o comércio entre as duas partes.
Recentemente, o Canadá teve uma disputa semelhante com a União Europeia envolvendo Organismos Geneticamente Modificados. No entanto, as partes também chegaram a um acordo em julho do ano passado. Os Estados Unidos são os únicos que mantêm uma demanda sobre disputa por produtos geneticamente modificados.