Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Alimentos puxam inflação ao consumidor na China em julho

Taxa apurada no período ficou, contudo, ligeiramente abaixo do esperado pelo mercado. Índice de preços ao produtor, por sua vez, tem queda.

Alimentos puxam inflação ao consumidor na China em julho

O índice de preços ao consumidor na China (CPI, na sigla em inglês) avançou 2,7% em julho, em relação a um ano antes, puxado pelos preços dos alimentos, que subiram 5%. Os preços dos bens não alimentícios aumentaram 1,6%, conforme o levantamento do Departamento Nacional de Estatísticas.

Alguns economistas esperavam uma taxa de 2,8% no período. No comparativo mensal, a inflação foi de 0,1%. De janeiro a julho, o índice de preços teve elevação de 2,4%.

A agência de estatísticas mostrou ainda que o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) teve deflação de 2,3% em julho, ante o mesmo mês do ano passado. O indicador está no terreno negativo há 17 meses. Entre junho e julho, a queda foi de 0,3%.

“O excesso de capacidade, os custos elevados e a demanda fraca do exterior contribuíram para o recuo do índice ao produtor” observou Liu Yuanchun, vice-presidente da Escola de Economia da Universidade Renmin da China