Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Angola terá novos portos

<p>Com objetivo de imprimir maior dinâmica no processo de descarga, Angola constrói dois novos portos.</p>

Dois novos portos comerciais serão construídos em Angola, no quinquênio 2009/2013, com objetivo de imprimir maior dinâmica no processo de descarga, desalfandegamento e entrega de contentores e de mercadorias, anunciou, em Luanda, o vice-ministro dos Transportes, José João Kuvíngua.

O anúncio da criação das novas infraestruturas portuárias, inserida nas ações do governo de descongestionar os portos angolanos, foi feito pelo vice-ministro durante uma reunião com deputados de diversas comissões da Assembleia Nacional, nas instalações do Porto Comercial de Luanda.

Segundo José Kuvíngua, um dos portos, que será construído em Luanda, na Baía (Barra do Dande), já tem os estudos de prospecção concluídos e a área de implantação definida.

“Queremos construir em Luanda um porto de grandes dimensões, que até poderá servir outros portos do continente africano, em função da posição geográfica e estratégica que Angola ocupa em África”, salientou.

Um outro porto, acrescentou, será construído na província de Cabinda, onde atualmente se realizam estudos sobre o local onde será erguido a infraestrutura portuária.

O vice-ministro informou ainda aos deputados que o Porto do Lobito (província de Benguela) está sendo beneficiado por obras de reabilitação e de ampliação, com 80% da parte antiga já reconstruída.

A reunião dos parlamentares ligados às comissões de Economia e Finanças, Saúde e Ambiente, e de Segurança e Ordem Interna, com a direção do Porto de Luanda, realizou-se devido a visita de fiscalização e controlo efetuada pelos deputados aos terminais da Fayol, do Porto Seco, de Cargas, Polivalente, de Contentores e da Sogester, arrendadas a operadores privados, pelo Porto de Luanda.

A comitiva de parlamentares também visitou os terminais da Unicargas e da Sonils (Centro de Logística e de Abastecimento a companhias petrolíferas).