De acordo com analistas do setor suinícola, uma redução nos rebanhos pode facilitar a circulação de capital. Na tentativa de retomar a indústria de suínos, um grupo de produtores lançou um Programa de Aposentaria à Produção (PRP, sigla em inglês).
Church Wirtz, produtor de suíno e presidente do PRP, afirmou que o objetivo do programa é dar aos produtores e bancários um apção viável para retirar matrizes dos negócios ou ‘aposentá-las’ de sua função. “A participação é estritamente voluntária”, explica Wirtz. “Não consigo prever a quantidade de pessoas que mobilizaremos. Por enquanto tivemos um bom feedback na apresentação do programa”.
20 dólares por leitoa
“Os produtores que aderirem o programa devem pagar US$20 por matriz para adesão. Esse pagamento compensará os futuros gastos com os animais que serão abatidos. O PRP pretende acumular pelo menos 50 milhões de dólares antes de iniciar o programa, que deve começar a arrecadação durante o verão”.
“Os produtores que se tornarem membros devem ter em mente a época em que querem ‘aposentar’ os animais”, explica.
Wirtz também está recrutando aliados para auxiliar o setor. A AgStar Serviço Financeiros já manifestou seu apoio. “As perdas de capital do setor suinícola americano já registraram perda de US$3,5 bilhões”, explica Mark Greenwood, vice presidente da AgStar. “Essa tendência não pode ser sustentada”.
* Com informações do Pig Progress