Um omelete branco tem feito bastante sucesso no Japão. O segredo? Os ovos utilizados foram postos por galinhas alimentadas com ração feita a base de arroz. A gema de um ovo posto por uma galinha alimentada principalmente com arroz é mais “pálida” do que a gema de um ovo posto por uma ave que foi alimentada principalmente com milho.
A novidade tem atraído a culinária japonesa e agrada os avicultores do país oriental, uma vez que o uso do arroz na ração pode ajudar o Japão a ser autossuficiente da produção de alimentos destinados às aves. A maioria dos frangos japoneses são alimentados com milho importado.
Um produtor japonês relatou que, há dois anos, quando os preços do milho importado subiram, ele começou a usar o arroz na ração das aves. Segundo ele, o volume da produção de ovos em sua granja não mudou, e os consumidores elogiaram o sabor delicioso dos ovos.
Mais caro- Especialistas explicam que, por enquanto, o ovo produzido desta maneira peculiar é mais caro que o ovo tradicional. Porém, se mais avicultores aderirem ao uso do arroz, o produto deverá ficar mais em conta.
Atualmente o Japão consome 96% dos ovos que produz, entretanto, 90% da ração deve ser importado. “A tarefa mais importante da indústria japonesa é eliminar sua dependência de alimentos importados”, disse Seiji Nobuoka, um professor adjunto da Universidade Agrícola de Tóquio. “Eu quero que os consumidores entendam o significado da introdução de arroz na alimentação das aves”. As informações são do site internacional World Poultry.