Avicultores mexicanos alertaram sobre as consequências para o comércio internacional na segunda-feira e pediram ao seu governo que intervenha depois que os EUA fecharam duas pontes ferroviárias no Texas para conter um aumento na migração.
Os oficiais de fronteira dos EUA fecharam no domingo as pontes internacionais de passagem ferroviária em Eagle Pass e El Paso após detectarem um aumento no contrabando de migrantes através do México por trem, segundo um comunicado da Alfândega e Proteção de Fronteiras.
De acordo com a União Nacional de Produtores Avícolas do México (UNA), o setor é o maior consumidor de ração para animais no país, necessitando de mais de 17 milhões de toneladas métricas por ano.
- 📱Quer receber notícias no seu celular? Entre para nossas listas de transmissão do WhatsApp!
A UNA afirmou que cerca de 25% dos insumos de milho amarelo do México dos EUA e 63% das importações de pasta de soja passam por essas duas passagens, acrescentando que o fechamento das pontes ferroviárias pode afetar a importação e o fornecimento oportuno de ração essencial para os avicultores.
“Solicitamos o apoio das autoridades mexicanas, dentro do âmbito de suas respectivas competências, para que intervenham o mais rápido possível a fim de concordar com a reabertura dessas passagens ferroviárias”, disse o comunicado.
O sindicato também alertou que o fechamento das passagens pode afetar a produção de frango e ovos no México, que está entre os cinco maiores produtores mundiais.
A CBP impôs fechamentos temporários semelhantes nas últimas semanas, fechando o porto de entrada de Lukeville no Arizona, uma entrada pedestre em San Diego e uma passagem de veículos em Eagle Pass.