Luanda Norte, província diamantífera da Angola, vai investir na avicultura. A decisão faz parte da estratégia de diversificação da economia angolana.
A intenção foi manifestada na quarta-feira (22/07) à Angop, em Luanda, pela vice-governadora provincial da Lunda Norte, Maria da Conceição Cazuázua, no final de um encontro com empresários argentinos do sector avícola. Os argentinos se encontram em Angola desde segunda-feira em busca de parcerias com empresários angolanos.
“A Angola um país em franco crescimento e essa é uma oportunidade impar. Para nós. Mantivemos contactos com todos os empresários que vieram da Argentina, de modo a estabelecer relações de trabalho permanente”, afirmou Cazuázua.
A avicultura é uma prática quase que inexistente em Luanda Norte. No passado a atividade era exercida pela então Companhia de Diamantes de Angola “Diamang”, de capitais mistos estrangeiros, que viria ser substituída em 1988 pela Endiama – uma firma de capital público angolano, criada em 1981.
Intercâmbio – Actualmente, afirma Cazuázua, o quadro é diferente. “Estamos dispostos a produzir aquilo que no passado importávamos”, afirma. “São, no entanto, passos difíceis. É necessário apoio técnico de grandes produtores e empresários. Vamos começar a estabelecer esses contatos”, frisou.
De acordo com Cazuázua, no futuro, esses empresários poderão ser convidados a visitar a Lunda Norte e os angolanos poderão inteirar-se do trabalho que é desenvolvido na Argentina no setor da avicultura, contribuindo, deste modo, para o crescimento de Angola e da província, em particular.
Atualmente, a Argentina produz mais de 1.350.000 toneladas de carne de frango de excelente qualidade e em 2010 prevê atingir 1.650.000 toneladas.