O Departamento de Segurança Alimentar da Nova Zelândia (NZFSA, sigla em inglês) iniciou um novo projeto para controlar o nível de bactérias resistentes à antibióticos na cadeia alimentar.
As Bactérias Resistentes aos Antimicrobianos (AMR, sigla em inglês), que não respondem aos antibióticos, são cada vez mais associadas à doenças e a morte.
“Não existe, atualmente, dados publicados sobre o nível de bactérias AMR nos alimentos para consumo humano na Nova Zelândia, e também não há acompanhamento sistemático de sua prevalência entre as bactérias de origem animal”, afimou o conselheiro de saúde pública Donald Campbell.
Para preencher essa lacuna, a NZFSA encomendou um estudo de base sobre a resistência de bactérias de origem animal a antibióticos. A pesquisa se concontra em carcaças de bezerros, suínos e aves de corte nos abatedouros e plantas de processamento da Nova Zelândia. Será avaliado, especificamente, a Campilobactéria, Salmonela, E. Coli e a bactéria Enterococcus. “O objetivo é estabelecer um dado específico sobre a resistência dessas bactérias à antibióticos comumente usados”, diz Dr. Campbell.
A pesquisa é financiada pelo Ministério da Saúde e será realizada pela ESR. Ela será executada em 12 meses e vai permitir o recolhimento dos animais abatidos numa eventual ocorrência de resistência aos antibióticos. Dr. Campbell afirmou que os resultados da pesquisa ajudarão o NZFSA a decidir se há necessidade de criar um programa de vigilância e se deve tomar medidas para gestão de risco.
O uso de antibióticos para prevenir doenças veterinárias em animais utilizados para produzir alimentos pode afetar a saúde pública, criando um reservatório de bactérias ou genes resistentes. Essa resistência pode transferir a bactéria para a carne, contaminando quem a ingere direta ou indiretamente. Fatores que ajudam a controlar o desenvolvimento e disseminação de bactéria incluem o uso racional de antibióticos e práticas para controle eficaz de infecções, principalmente na área humana.
* Tradução Avicultura e Suinocultura Industrial