Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Bolívianos em MG

Instituto Mineiro de Agropecuária recebe visita de missão da Bolívia, que quer conhecer novos aspectos de prevenção da febre aftosa.

Durante esta semana, técnicos bolivianos do Servicio Nacional de Sanidad Agropecuaria e Inocuidad Alimentaria (Senasag), visitam Minas Gerais para conhecer as ações realizadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) na área de Educação Sanitária para a prevenção da Febre Aftosa.

A visita é uma cooperação técnica internacional que visa o cumprimento do Plano de Ação para o Fortalecimento Técnico e Institucional do Senasag – órgão federal de defesa agropecuária da Bolívia.

Nesta quarta-feira, (28), o grupo estará em Curvelo para conhecer o projeto Sanitaristas Mirins, executado pelo IMA desde 2003. O objetivo é conhecer melhor a experiência mineira em educação sanitária e as atividades que o Instituto executa para manter a vigilância da Febre Aftosa no estado.

A coordenadora de Educação Sanitária, Ana Starling, ressalta a importância deste trabalho educativo. “Defesa agropecuária não é só fiscalização. A educação sanitária é a base para promover mudanças de conduta das pessoas, para que elas interfiram positivamente no ambiente em que vivem, mantendo a qualidade da saúde humana, além da sanidade animal e vegetal”, explica.

Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, a visita do grupo boliviano é importante para promover o intercâmbio de informações e conhecimentos. “Minas Gerais é reconhecido há 14 anos, como área livre da Febre Aftosa com vacinação. Além disso, é um estado que representa o Brasil em vários aspectos, através da diversidade de suas regiões. Por isso é importante essa troca de informações”.

O coordenador da missão boliviana, Mauricio Yorimoto  Aramayo, afirma que a visita servirá como uma troca de experiências. “Esperamos que as ações realizadas em Minas Gerais possam embasar os trabalhos de defesa agropecuária na Bolívia”, informa.

A visita do grupo boliviano em Minas tem apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Ministério das Relações Exteriores.

Educação Sanitária

O IMA desenvolve desde 2003, ações de educação sanitária através do projeto pioneiro Sanitaristas Mirins. O objetivo é fornecer a alunos e professores, principalmente da área rural, informações referentes à defesa sanitária e proporcionar novos conhecimentos sobre saúde animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar.
 
Para a execução desse projeto, o IMA editou o livro “A Educação Sanitária no dia-a-dia dos Alunos – Descobrindo a Agropecuária na Escola”, com a publicação de 37 mil exemplares, que mostra às crianças a importância da atividade rural, conscientizando-as sobre a importância de adotar corretamente as medidas sanitárias preconizadas nos programas de Governo, bem como despertá-las para o consumo com qualidade.
 
A área de abrangência do “Sanitaristas Mirins” aumenta a cada ano. O projeto cresce desde 2007 e 2008, quando atuou com 7 mil pessoas. Em 2009, atingiu mais de 12 mil estudantes e professores. Em 2010, será mais uma vez expandido e a meta é alcançar mais de 17 mil alunos e professores principalmente da zona rural de escolas municipais e estaduais do ensino fundamental I e II.