Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Brasil exporta tecnologia para Venezuela

<p>A Embrapa Suínos e Aves avança na definição de ações no acordo com o INIA, que prevê o incremento da produção tecnificada de aves em Unidades de Produção Socialistas do país vizinho.</p>

A equipe técnica da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), formada pelo pesquisador Gilberto Schmidt e o técnico Márcio Saatkamp, já avançou nas discussões do projeto de incremento da produção tecnificada de aves em Unidades de Produção Socialistas na Venezuela. O projeto é uma parceria com o Instituto Nacional de Investigación Agropecuária (INIA).

No país desde o último dia 16/09, a equipe técnica já esteve reunida com os pesquisadores do INIA para definir a estratégia de construção de um Centro Nacional INIA para cria e reprodução de linhas pesadas de aves para corte. A construção é para o Estado de Anzoátegui, na Venezuela. De acordo com o pesquisador da Embrapa, o objetivo é dimensionar as instalações para a produção e pesquisa em avicultura, envolvendo áreas como manejo, nutrição, ambiência, entre outras. A próxima etapa do trabalho será a visita nas instalações do INIA e algumas Unidades de produção já existentes na Venezuela. Estão envolvidos na discussão os pesquisadores do INIA Mariela Brett, Víctor Pérez, Fanny Requena Denys Fung e Jorge Marquina.

Outro interesse do INIA é no desenvolvimento de um programa de melhormento genético de aves, também com a parceria e apoio da Embrapa Suínos e Aves. O assunto foi discutido em reunião  feita na última sexta-feira (18/09), com o Diretor Geral do INIA, Orlando Moreno, e a Gerência Técnica, representada pelo técnico Luiz Dickson. O principal objetivo da reunião foi a de estabelecer as demandas dentro do contrato de parceria entre o Escritório da Embrapa na Venezuela e o INIA, com a intenção de fortalecer a pesquisa em avicultura no INIA.